SEJA BEM VINDO!

Aqui você encontrará reportagens, vídeos e outras informações, tudo relacionado ao Windows.

10 de out. de 2011

O Windows 95 completa 15 anos



Essa edição do sistema operacional da Microsoft marcou a estréia do menu iniciar e da barra de tarefas no Windows, e jogou o MS-DOS para baixo do tapete.
A Microsoft  anunciou o Windows 95 no dia 24 de agosto de 1995. O anúncio foi feito ao som da música start me up dos Rolling Stones, licenciada pela empresa para o evento e para uso em anúncios. A canção era uma referência ao menu iniciar, chamado de start em inglês. Mick Jagger e sua turma se deram bem. Estimativas do mercado indicam que a Microsoft pagou entre 8 e 14 milhões de dólares aos Stones só para usar a musica. O pessoal de Redmond ainda torrou mais 300 milhões do dólares em anucios.
O estardalhaço tinha seus motivos. O Windows 95 representou um grande salto em relação a versão anterior, a 3.1. até então, o computador carregava primeiro o MS-DOS. Depois, um comando iniciava o carregamento do Windows que era apenas uma interface gráfica sobre o MS-DOS. Com o Windows 95, as posições se inverteram. O MS-DOS é que passou a rodar numa janela da interface gráfica, o Prompt de comando. Embora ainda que fosse possível carregar o DOS sem a interface gráfica, isso foi apenas uma opção para resolver problemas na partida do sistema.
O Windows 95 manteve a compatibilidade com os aplicativos existentes (incluindo o do MS-DOS) mas trouxe um aspecto mais moderno e funcional aos PCs. Como sabemos, tanto o menu iniciar quantos a barra de tarefas, que estrearam no 95, são componentes fundamentais da interface gráfica até hoje. Outra novidade foi o fim da limitação de oito caracteres no nomes de arquivos. Isso foi possível graças a adoção do acesso a arquivos em 32 bits, em vez de 16 como acontecia no win 3.1. mas ainda não havia internet embutido no sistema. O internet starter kit, que incluía o internet Explorer  1.0, só podia ser comprado separadamente com pacote de expansão Microsoft plus. Mais tarde, esse recurso seria incluindo no Windows.
Como geralmente ocorre no mundo dos softwares, as novidades vieram acompanhas de novas exigências de hardware. o windows 95 não rodava nos velhos processadores 8086 e 8088 dos PC/XT os primeiros a chegar no Brasil . o hardware mínimo recomendado pela Microsoft era um processador Intel 80486 e pelo menos 8 MB de RAM. Em um PC atual típico tem mais de 500 vezes a capacidade de memória de um de 15 aos atrás.   



postado por: Thiago Guedes.