Windows 7 (2009)
Este sem dúvida será o Windows que ultrapassará os recordes do Windows XP. É um sistema rápido, inteligente e, que foi feito para computadores modernos, utilizando recursos modernos. Além do reconhecimento de voz, que permite a completa não-utilização do mouse, é um sistema seguro e, fácil de ser usado. Está disponível em 32 e 64 bits.
O novo sistema operacional se destaca não só por ser mais funcional, mas também pelo gerenciamento de memória, que teve melhorias e garante maior velocidade no sistema.
PRÓS
Barra de tarefas: Não utiliza mais rótulos escritos, só os ícones dos programas Visualização em miniatura das janelas minimizadas funciona também quando há muitas janelas abertas em uma única plicação. O Internet Explorer, o Windows Explorer e o Media Player tem icones fixos na barra de tarefas.
Alerta do sistema: Os balões informativos não aparecerão mais quando se instala um novo programa, a não ser que o usuário queira.
Controle de conta: O usuário recebe aviso sobre tentativas de vírus ou outros ataques, já existia no Vista, mas agora o usuário pode optar por receber aviso apenas quando um programa alterar suas configurações com ou sem a tela de aviso.
Meus documentos: Não vai mais existir essa pasta, o Windows 7 disponibiliza o recurso Biblioteca, esse recurso faz a divisão virtual das pastas e mostra ao usuário todos os arquivos do computador, independente de onde tenham salvo.
Multitoque: primeira versão do Windows que aceita a tecnologia de navegação por toque, mas claro que para isso é necessário ter um equipamento que possibilite o uso.
Outras funções: O novo recurso Jump List permite acessar o menu de ações relacionados com o aplicativo com um clique do botão direito. Se clicar com o botão direito no Internet Explorer, por exemplo, o usuário terá acesso aos ultimos sites visitados.
CONTRAS
Troca de arquivos: O Windows 7 permite a troca de arquivos por rede, mas para isso o sistema operacional gera uma senha para o usuário. O problema é que ele não permite o compartilhamento entre outras versões do Windows, então se um PC estiver usando o Windows 7, todos os outros que quiserem compartilhar os arquivos terão usar a mesma versão.
Atualizações: Para fazer as atualizações o computador precisará ser desligado.
Mudança: Usuários do Windows XP que desejam migrar para o Windows 7 terão que reinstalar todos os aplicativos e ajustar as configurações. Já os usuários do Windows Vista poderão apenas instalar o novo sistema sobre o antigo, mas não em todos os cenários.
Temos mais pontos positivos do que negativos, é verdade, mas o problema de compartilhamento, por exemplo, pode fazer com que muitos adiem o upgrade.
Postado por: Carol Queiroz